Cirurgia plástica para correção de mamas caídas

MASTOPEXIA

Saiba mais

O que é a Mastopexia?


A Mastopexia é a cirurgia plástica para levantar as mamas caídas colocando ou não ao mesmo tempo a Prótese de Silicone. As indicações mais frequentes são atreladas a mulheres pós-amamentação ou após grandes perdas ponderais. Na Mastopexia com Prótese o cirurgião plástico primeiro posiciona os Implantes de Silicone e depois marca e retira o excesso de pele das Mamas, reposicionando as aréolas e levantando as mamas caídas. Menos frequentemente é executada a cirurgia para levantar as mamas SEM o uso de Prótese.

Existem formas bem objetivas para se avaliar se há ou não uma queda das mamas e, portanto, a necessidade de retirar pele e realizar a cirurgia de Mastopexia:

Primeiro é o teste do lápis/caneta. Se for possível manter o lápis na dobra de baixo das mamas denota que já há um descenso, ou queda significativa, e a necessidade da cirurgia para levantar mamas e colocar silicone.

Segundo, são medidas que com o uso de uma simples régua ou fita podem dar uma noção da necessidade ou não de uma cirurgia de Mastopexia com Prótese. Medindo do mamilo (bico da mama) até a dobrinha de baixo da mama a medida não poderá ultrapassar 8 cm, e medindo da parte inferior da clavícula (osso acima das mamas) até o mamilo não poderá ultrapassar 20 cm. Em caso positivo o cirurgião plástico irá lhe indicar o melhor tipo de implante e a melhor técnica da cirurgia de Mastopexia com Prótese.

Quando a necessidade é de reduzir o volume final e levantar mamas caídas é indicada a cirurgia de Mastopexia Redutora ou Mamoplastia Redutora. Nestes casos, como o objetivo é reduzir o volume final, em geral não é indicado o uso de implantes de silicone. Contudo, o cirurgião poderá fazer uma troca retirando mais gordura e tecido mamário e devolvendo um Implante de Silicone de menor volume, apenas para dar um formato final mais atrativo.

Existem diversas técnicas para a execução da cirurgia de Mastopexia com Prótese, com tipos diferentes de incisões e subsequentes Mastopexia cicatrizes. Na Mastopexia cicatriz ou incisões podem ser desde periareolares até a Mastopexia em “T” invertido. A incisão mais adequada será determinada caso a caso, conforme avaliação médica e o grau de queda e excesso de pele.

O tamanho e o formato da prótese de silicone são definidos com antecedência pelo cirurgião plástico tendo em vista os interesses da paciente, biotipo e limites físicos para dar às mamas uma forma mais agradável. Esses implantes têm diversos fabricantes, tanto nacionais quanto internacionais, e costumam variar no preço.


Cuidados no pós-operatório

Recomendações


Há uma série de recomendações dadas pelos cirurgiões plásticos que devem ser seguidas ipsis litteris, tanto antes quanto depois da cirurgia de Mastopexia com Prótese, a fim de evitar o surgimento de eventuais complicações.

No pré-operatório, a paciente deve seguir as instruções dadas para a internação, que consistem em jejum absoluto de oito horas, acompanhamento de alguma pessoa, evitar-se o uso de acessórios como brincos, piercings e esmaltes de unhas (pois serão retirados antes da cirurgia) e levar o sutiã ao hospital no dia da internação.

Já no pós-operatório, em primeiro lugar, a paciente deve evitar grandes esforços físicos por no mínimo 30 dias. Pequenas e leves movimentações dos braços são recomendadas para manter uma movimentação e atividade mínima. Exposição ao sol ou friagem também deve ser evitada por um período de 14 dias. O retorno esporádico ao consultório é imprescindível para a troca dos curativos e retirada de pontos se for o caso de pontos absorvíveis. Eventuais dietas e regimes de emagrecimento devem ser evitados durante o período de convalescença da cirurgia para levantar mamas e colocar silicone.


Mais detalhes

Resultados da cirurgia de Mastopexia


Além da reação natural do organismo ao corpo estranho da prótese, outras reações, ainda que mais raras, podem resultar da Mastopexia, enquanto outras simplesmente não vem a ocorrer. Por exemplo, a operação não provoca câncer de mama nem atrapalha a realização de mamografia. De qualquer modo, é indicado que sejam feitos exames de ultrassom ou de ressonância nuclear magnética, caso surjam quaisquer mudanças na mama após a inclusão da prótese.

Por outro lado, experiências como traumatismo das mamas podem causar estresse mecânico sobre os implantes, acelerando a contratura capsular em torno dos mesmos e causando hematomas, que podem levar ao rompimento ou à necessidade de retirada cirúrgico das próteses de silicone.

As cicatrizes na Mastopexia, por sua vez, são discretas a longo prazo, mas mesmo com as melhores técnicas feitas pelo cirurgião plástico podem ter progressos variados conforme cada pessoa. Há sempre tratamentos para melhorar a cicatrização em mulheres com cicatrização pobre ou ruim.


Quanto custa?

Preço da Mastopexia


“Quanto custa uma Mastopexia?”, “Qual o valor da Mastopexia?”. Preço da Mastopexia e valor da Mastopexia são as perguntas mais frequentes na Central de Agendamentos.

A Mastopexia em Blumenau, ou em qualquer lugar, precisa ser feita com responsabilidade e total segurança. Por isso você não deve levar em consideração apenas o preço da cirurgia para levantar as mamas.

Contudo, o preço da Mastopexia com Prótese dependerá muito do local onde será feito o procedimento e da necessidade de combinar outras cirurgias como Abdominoplastia ou Lipoaspiração. Somente o cirurgião plástico poderá dizer o valor de uma Mastopexia ou quanto custa uma cirurgia de Mastopexia em uma avaliação presencial, porque existem vários fatores que devem ser analisados: Biotipo, perfil, flacidez de pele, volume das mamas, desejo da paciente ou tipo de implante de silicone.

A experiência e renome do cirurgião plástico em Blumenau, ou em qualquer outro local, é um dos principais fatores que influencia nos valores do procedimento. O valor da Mastopexia corresponde, então, a um resumo que envolve: Equipe médica, hospital, anestesista e pós-operatório (opcional).


pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Eduardo Raulino © 2018