Cirurgia Plástica de Nariz

RINOPLASTIA

Saiba mais

O que é Rinoplastia?


Rinoplastia é uma cirurgia plástica realizada na estrutura do nariz para melhorar a estética e/ou a respiração do indivíduo. Serve para correção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda para corrigir disfunções. A Rinoplastia se propõe a corrigir a estrutura e o tamanho do nariz, que podem ser desproporcionais em relação ao resto da face, além de corrigir eventuais defeitos de nascença ou dano no nariz, através da alteração do formato e do tamanho do nariz, da largura das narinas e o ângulo entre o lábio superior e o nariz. Apesar do que muitos acreditam, nem sempre a Rinoplastia é feita somente com propósitos estéticos. Muitas disfunções respiratórias, como o desvio de septo, podem ser corrigidos através da abordagem.

Esse procedimento é geralmente realizado em pacientes maiores de 15 anos quando o nariz já está completamente desenvolvido e maturado.


Conheça os detalhes

Como é feito o procedimento de Rinoplastia?


Existem dois modos de se realizar a operação: o método aberto e o fechado. Na Rinoplastia Aberta o médico faz um corte na columela (parte inferior do nariz, logo acima do lábio) e puxa todo o revestimento do nariz para ter maior visibilidade, enquanto na Rinoplastia Fechada o procedimento é feito “às cegas”.

Durante a cirurgia de nariz, o cirurgião faz uma série de pequenas incisões no interior das narinas e/ou externa na base da columela (porção que separa narinas logo acima dos lábios) para ter acesso às cartilagens e ossos nasais. A pele é erguida à partir da estrutura do nariz, segue-se a remodelagem nasal pela remoção ou acréscimo de cartilagens, osso e outros tecidos, para obter o resultado estético esperado.


Duração e anestesia

A Cirurgia de Nariz


A cirurgia dura cerca de 2-3 horas em média. A preparação para a cirurgia envolve a limpeza da área que sofrerá a intervenção e a administração de anestesia. Fica a critério do cirurgião utilizar anestesia local e um sedativo, que leva à dormência do nariz e das áreas circunjacentes, mas mantém o paciente acordado num estado de relaxamento limítrofe entre a vigília e o sono. Já no caso do cirurgião optar pela anestesia geral, o paciente fica adormecido durante todo o procedimento cirúrgico.

Geralmente, o procedimento inicia com 2 pequenas incisões no interior de cada narina e opcionalmente outra externa na base da columela, para alcançar as camadas de cartilagem e osso. A partir daí, a ação do cirurgião irá depender da anatomia específica do paciente e da extensão da intervenção cirúrgica necessária. Se o objetivo for remodelar a ponta do nariz, uma parte da cartilagem alar da ponta do nariz será removida. Se for reduzir a marca da giba dorsal na aparência, a cartilagem e o osso da giba serão removidos com um osteótomo. E se for o reposicionamento dos ossos nasais, estes serão fraturados com um osteótomo e devidamente realocados na estrutura do nariz.

É importante ressaltar que, na cirurgia plástica do nariz, o cirurgião vai fazer uma avaliação na anatomia do rosto e planejar a cirurgia para deixar o nariz para que ele fique em harmonia com o resto do rosto.

Muitas pessoas, inclusive famosos, como Michael Jackson, fizeram diversas Rinoplastias buscando resultados impossíveis, o que fez com que seus narizes ficassem com aspecto deformado e com pouca harmonia com o resto do rosto.

Por essa razão, é muito importante manter expectativas realistas sobre o procedimento, e não achar que o seu nariz vai necessariamente ficar igual ao da celebridade que você admira. e se espelha no que se refere ao formato nasal.


Cuidados importantes

Recuperação e Resultados


Para finalizar o procedimento, as incisões feitas no interior do nariz são fechadas com fios absorvíveis. Também são usadas microporagem e um modelador plástico que ajudam na cicatrização dos tecidos e no reajuste à nova estrutura do nariz.

São esperados sintomas pós-cirúrgicos como edemas e pequenas equimoses (roxos) que começam a desaparecer dentro das primeiras semanas após o procedimento. Aparatos como microporagem, pontos e splints nasais permanecem de 7-21 dias no pós-cirurgia.

Os sintomas são abrandados dentro de 15 dias, com a cicatrização e redução do edema e equimoses. Os resultados finais são atingidos geralmente dentro de 6-12 meses após a rinoplastia.


Quanto custa?

Preço da Rinoplastia


“Quanto custa uma Rinoplastia?”, ” Qual o valor da Rinoplastia?”. Preço da Rinoplastia e valor da Rinoplastia são as perguntas mais frequentes na Central de Agendamentos.

A Rinoplastia em Blumenau, ou em qualquer lugar, precisa ser feita com responsabilidade e total segurança. Por isso você não deve levar em consideração apenas o preço da Rinoplastia.

Contudo, o preço da Rinoplastia dependerá muito do local onde será feito o procedimento e da necessidade de combinar outras cirurgias, como Rinoplastia com Mentoplastia ou Lipoenxertia Facial. Somente o cirurgião plástico poderá dizer o valor de uma Rinoplastia ou quanto custa uma cirurgia de nariz em uma avaliação presencial, porque existem vários fatores que devem ser analisados: Biotipo, perfil facial, espessura da pele nasal, dentre outras medidas.

A experiência e renome do cirurgião plástico em Blumenau, ou em qualquer outro local, é um dos principais fatores que influencia nos valores do procedimento. O valor da Rinoplastia corresponde, então, a um resumo que envolve: Equipe médica, hospital, anestesista, pós-operatório (opcional).


pediatric-logo-footer

Sou médico a mais de 15 anos e cirurgião plástico a 10. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Eduardo Raulino © 2018

WhatsApp WhatsApp