Cirurgia Plástica de Nariz

RINOPLASTIA

Saiba mais

O que é rinoplastia (fechada)?


A rinoplastia fechada, ou remodelagem nasal, é um procedimento cirúrgico que se torna cada vez mais frequente na área da cirurgia plástica. O principal objetivo da rinoplastia é corrigir a estrutura e o tamanho do nariz, que podem ser desproporcionais em relação ao resto da face, além de corrigir eventuais defeitos de nascença ou dano no nariz, através da alteração do formato e do tamanho do nariz, da largura das narinas e o ângulo entre o lábio superior e o nariz. Sendo assim, a rinoplastia também serve para corrigir problemas respiratórios crônicos, como rinite e desvio de septo.

Esse procedimento só pode ser realizado em pacientes maiores de 15 anos, porque a rinoplastia só pode ser feita quando o nariz já estiver completamente desenvolvido e maturado.


Conheça os Detalhes

Como é o procedimento?


Durante o procedimento, o cirurgião faz uma série de pequenas incisões no interior das narinas para ter acesso aos tecidos conjuntivo e ósseo. A pele não é erguida a partir da estrutura do nariz, como é feito na rinoplastia aberta. Será então feita a remodelagem do nariz, através da remoção ou acréscimo de cartilagem, osso e outros tecidos, para obter o resultado estético esperado.

A rinoplastia fechada é preferida à aberta, por ser um procedimento mais rápido e com menos riscos para a convalescença do paciente, com um tempo de recuperação menor.


Como é realizada?

A Cirurgia


A cirurgia dura no mínimo 1 hora e no máximo 2. A preparação para a cirurgia envolve a limpeza da área que sofrerá a intervenção e a administração de anestesia. Fica a critério do cirurgião utilizar anestesia local e um sedativo, que leva à dormência do nariz e das áreas circunjacentes, mas mantém o paciente acordado num estado de relaxamento limítrofe entre a vigília e o sono. Já no caso do cirurgião optar pela anestesia geral, o paciente fica adormecido durante todo o procedimento cirúrgico.

Geralmente, o procedimento inicia com 2 pequenas incisões no interior de cada narina, para alcançar as camadas de cartilagem e osso. A partir daí, a ação do cirurgião irá depender da anatomia específica do paciente e da extensão da intervenção cirúrgica necessária. Se o objetivo for remodelar a ponta do nariz, uma parte da cartilagem alar da ponta do nariz será removida. Se for reduzir a marca da giba dorsal na aparência, a cartilagem e o osso da giba serão removidos com um osteótomo. E se for o reposicionamento dos ossos nasais, estes serão quebrados com um osteótomo e devidamente realocados na estrutura do nariz.


Cuidados Finais

Recuperação e Resultados


Para finalizar o procedimento, as incisões feitas no interior do nariz são fechadas com fios absorvíveis pelo organismo. Também são usadas bandagens e splints nasais, que ajudam na cicatrização dos tecidos e no reajuste à nova estrutura do nariz.

São esperados efeitos colaterais pós-cirúrgicos como dor, edemas e hematomas, que começam a desaparecer dentro dos primeiros dias após o procedimento. Aparatos como bandagens, pontos e splints nasais permanecem na face de 5 a 7 dias no pós-cirurgia.

Os sintomas são abrandados dentro de 7 a 10 dias, com a cicatrização dos cortes, a redução do edema e o desaparecimento dos hematomas. Os resultados duradouros podem começar a ser sentidos dentro de 1 ano após a rinoplastia.


pediatric-logo-footer

Sou médico a mais de 15 anos e cirurgião plástico a 10. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na Cidade de Blumenau e Médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. onclui a Residência Médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de Conviver e Realizar Cirurgias com os Grandes Nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Eduardo Raulino © 2018 | Desenvolvido por Coffee and Code | Idealizado por Vitor Jaci