Após a gestação: Lipo, Abdominoplastia ou MiniAbdominoplastia?

25 de setembro de 2019 por Dr. Eduardo Raulino0
Após-a-gestação-Lipo-Abdominoplastia-ou-MiniAbdominoplastia-1200x797.png

Muitas pacientes chegam até meu consultório com uma dúvida. Ela perguntam: “Dr. Eduardo, eu tive um bebê e quero saber se eu preciso fazer abdominoplastia ou se é indicado outro procedimento para o meu caso?”.

É normal as mulheres, após a gestação, voltarem a atividade física, fazerem dieta e não obterem resultados. Felizmente, essa situação pode ser revertida com a ajuda da cirurgia plástica. Os procedimentos cirúrgicos utilizados para remover gordura e flacidez do abdômen são a Lipoaspiração, a Abdominoplastia e a Miniabdominoplastia.

Em linhas gerais, para cada caso é indicada uma abordagem diferenciada.

A Lipoaspiração é indicada no caso de gordura localizada e para ser realizada a pele deve ter elasticidade preservada. Além disso, com a técnica da Lipo Ultrassônica, quando se utiliza a tecnologia para retração da pele, a indicação do procedimento serve para casos bem selecionados de flacidez leve após a gestação.

Já em casos moderados de flacidez deve-se partir para uma Abdominoplastia clássica, onde é retirada a pele da região do umbigo para baixo, até na cicatriz da cesárea, ficando escondida na área do biquíni.

Além disso, também temos a Miniabdominoplastia, indicada para casos menores de flacidez, onde se tira uma quantidade de pele menor. Esses casos também podem ser beneficiados da associação com a Lipoaspiração, caso exista ainda um acúmulo de gordura na região.

 

Lipo e abdominoplastia podem ser associadas em uma só cirurgia?

Sim. É possível fazer a associação das duas técnicas. Primeiramente, é realizada a Lipoaspiração, para a retirada da gordura dos lados (flancos) e do abdômen. Logo depois, na mesma cirurgia, faz-se a abdominoplastia, com retirada da pele em excesso e correção da cinta muscular.

 

Após o parto, quais são as recomendações para a mamãe que deseja realizar uma cirurgia plástica?

Nos primeiros seis meses após o parto a preocupação da mamãe deve ser cuidar bem de seu bebê e de si mesma. Dedicar tempo ao filho, praticar atividades físicas, alimentar-se corretamente e hidratar bem a pele. Durante esse período, o corpo da mãe vai voltando a sua forma anterior à gestação. E caso ela tenha feito uma cesárea, irá se recuperar dela, afinal a cicatrização completa acontece com seis meses. Transcorridos esses seis meses, a mãe poderá procurar um cirurgião plástico para fazer uma avaliação do seu caso e encaminhamento para a cirurgia que melhor se adeque às suas necessidades.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Nome Empresarial: CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA
Nome Fantasia: RAULINO CIRURGIA PLASTICA
Número de Inscrição: 11.069.588/0001-56 MATRIZ

CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA 11069588000156

WhatsApp chat