Rinoplastia e cuidados após a cirurgia

29 de abril de 2020 por Dr. Eduardo Raulino
Principais-duvidas-sobre-Rinoplastia-a-cirurgia-plastica-do-nariz-1200x797.png

Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o procedimento de Rinoplastia, a cirurgia plástica do nariz. Por isso, vou listar em tópicos as principais indagações que recebo em meu consultório.

 

1 – Posso escolher o formato do meu nariz?

Muitos pacientes chegam ao consultório com uma foto do nariz que gostaria de ter, geralmente imagens de celebridades e famosos. Porém, quem define o formato correto do nariz é a própria harmonia do rosto do paciente. Não podemos colocar o nariz de outra pessoa em você. Além disso, a espessura da cartilagem e o tipo de pele do paciente influenciam o tamanho e a forma do nariz.

 

2 – Qual é o tipo de anestesia usada na Rinoplastia?

A rinoplastia pode ser realizada com a anestesia local mais sedação ou com a anestesia geral. A escolha varia de acordo com o cirurgião plástico, o profissional que fará a anestesia e também de acordo com o caso apresentado pelo paciente.

 

3- Vou conseguir respirar após a plástica do nariz?

Ao longo do pós-operatório a respiração é comprometida sutilmente, visto que o inchaço se apresenta também na parte interna do nariz. Além de que a entrada de ar nas narinas é diminuída porque o movimento das asas nasais fica um pouco comprometido, devido a sua baixa elasticidade. Porém, assim como todas as cirurgias, os efeitos colaterais desaparecem gradualmente. Não há porque se assustar.

 

4 – Como é a recuperação de Rinoplastia?

O paciente deve permanecer em repouso relativo por sete dias, quando estará usando curativos. Depois desse período é possível retornar ao trabalho e às atividades sociais. Geralmente, nas duas primeiras semanas, o inchaço e os hematomas ainda são visíveis, melhorando progressivamente em até seis e oito semanas.

 

Academia e esportes sem contato podem voltar a ser praticados dentro de 30 dias. Esportes de contato devem esperar no mínimo dois meses.

 

5 – O resultado da Rinoplastia é definitivo?

O resultado da cirurgia é definitivo. Mas o nariz não ficará imune às mudanças naturais do corpo e de sua morfologia. A partir dos 50 anos, mais ou menos, ocorrem transformações da qualidade da pele de qualquer pessoa. Ela perde a rigidez, o corpo já não produz tanto colágeno como antes, e o nariz acompanha esse processo.

 

pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Nome Empresarial: CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA
Nome Fantasia: RAULINO CIRURGIA PLASTICA
Número de Inscrição: 11.069.588/0001-56 MATRIZ

Posts Recentes

CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA 11069588000156