O dilema: Acima ou abaixo do músculo peitoral?

17 de junho de 2020 por Dr. Eduardo Raulino0
O-dilema-Abaixo-ou-acima-do-músculo-peitoral.jpg

Anos atrás era moda colocar os implantes abaixo do músculo peitoral, principalmente para esconder deformidades dos implantes que poderiam surgir a longo prazo. Hoje, as próteses têm uma qualidade muito maior, sendo raro acontecer qualquer deformação. A escolha se tornou muito mais relacionada a questão estética do formato das mamas do que a fatores ligados a necessidade ou moda.

Atualmente, Atualmente, ainda existe uma indicação precisa para se colocar os implantes abaixo do músculo peitoral. Estes casos se referem a mulheres muito magras com praticamente zero de volume original de mamas. Em tais situações os implantes podem ficar com as bordas muito marcadas (efeito bola), e com um aspecto extremamente artificial caso se coloque acima do músculo. Ao utilizar a técnica de colocação da prótese abaixo do músculo peitoral é possível deixar os contornos das mamas mais discretos.

Nesse sentido, a grande vantagem da colocação dos implantes abaixo do músculo se encontra em fornecer maior naturalidade ao formato, deixando as mamas mais separadas (devido a ação dos músculos) e com o colo mais chapado (pressão do músculo sobre a porção superior e colo), além de desenhar contornos suaves.

É importante destacar que o músculo peitoral cobre apenas a porção superior e do colo das mamas, ficando a parte inferior sem cobertura. Por isso é um mito a ideia de que o resultado de próteses abaixo do músculo poderia ter maior durabilidade devido ao músculo segurar os implantes.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Eduardo Raulino © 2020

WhatsApp chat