Tudo o que você precisa saber sobre Blefaroplastia

2 de setembro de 2020 por Dr. Eduardo Raulino
Tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-Blefaroplastia-1.png

Neste artigo vamos responder às principais dúvidas sobre o procedimento. Confira todos os detalhes!

 

O que é Blefaroplastia?

Blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos.

 

Indicações da Blefaroplasita

A cirurgia plástica costuma ser procurada por pacientes com mais de 30 anos. 

Ela está indicada para:

  • quem tem excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras;
  • para quem tem bolsas de gordura na pálpebra inferior;
  • para quem tem ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele). 

A cirurgia também pode ser feita para remoção de xantelasmas (pequenas bolinhas de colesterol que se formam, principalmente, nas pálpebras), além de rugas na pálpebra inferior.

 

Como é feita a cirurgia de Blefaroplastia?

  • É realizada anestesia local com sedação (mais comum) ou anestesia geral;
  • A cirurgia dura por volta de 40 minutos a uma hora e meia;
  • O cirurgião marca o excesso de pele e corta com o bisturi, em seguida cauteriza com bisturi elétrico e dá pontos da região exterior das pálpebras;
  • Em casos de ptose palpebral (queda da pálpebra por causas musculares) o médico corrige a musculatura orbicular;
  • É possível associar outros procedimentos, como rinoplastia (correção do nariz) ou lifting facial na mesma cirurgia;
  • É necessária internação de 6 a 8 horas, caso sejam associadas outras cirurgias, como as citadas acima, o tempo de internação pode se estender a um período de 12 à 24 horas.

 

Pós-operatório e cicatrização

A cirurgia deixa uma cicatriz discreta, pois fica localizada exatamente na dobra da pálpebra superior (porção que fica escondida quando o olho está aberto). Isto é, bem embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra de baixo ou ainda dentro da conjuntiva (parte de dentro dos olhos). 

Além disso, frisa-se que o aparecimento de queloides é muito raro nesta região, mas pode acontecer.

 

Resultados da Blefaroplastia

Na primeira semana já é possível ver os resultados, mas eles se tornam mais evidentes depois que diminui o inchaço Após dois a três meses – e só estarão completos depois de seis meses a 1 ano. Melhores resultados aparecem quanto mais firme a pele das pálpebras estiver. Quanto mais flácida a região, mais rápido a pálpebra cairá novamente.

Vale lembra que esta última alteração está relacionada com os efeitos do envelhecimento da pele.

 

pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Eduardo Raulino © 2020

WhatsApp chat