Mamoplastia de Redução em Homens: Confira dicas

25 de novembro de 2020 por Dr. Eduardo Raulino0
mamoplastia-de-reducao-em-homens.png

A mamoplastia redutora em homens é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados, visto que a ginecomastia não é um fenômeno natural e que pode, inclusive, causar graves problemas psicológicos e de convívio social no paciente.

 

Quando a mamoplastia redutora em homens é necessária?

Geralmente, a mamoplastia é recomendada para casos de ginecomastia, isto é, quando ocorre o aumento das mamas no homem. Ela é indicada quando outros tipos de tratamento não deram resultado, como uso de medicamentos, aparelhos e tratamentos estéticos para eliminar a gordura e aumentar a firmeza da pele.

Com o crescimento das mamas é uma situação atípica em homens, quando isso ocorre, pode trazer consequências à sua autoestima e à sua saúde psicológica. Por isso, a ginecomastia exige uma atenção especializada.

 

Quais são as causas da ginecomastia?

Em diversos casos, a causa da ginecomastia não é clara, mas, em geral, as razões patológicas potenciais que estão associadas são:

  • Elevação no estrogênio sérico;
  • Medicamentos que incluem hormônios;
  • Defeitos no receptor de andrógenos;
  • Diminuição na produção de testosterona;
  • Hipertireoidismo;
  • Doença crônica nos rins;
  • AIDS e doenças crônicas que aumenta a proliferação das glândulas mamárias, como alguns tipos de câncer;
  •  Anti-hipertensivos, diuréticos, anabolizantes, cimetidina, hormônios e diversos tipos de medicamentos usados para tratar câncer de próstata.

Além das causas citadas, no final da puberdade, pode acontecer de os tecidos periféricos e os testículos produzirem quantidade mais altas de estrógenos. isso estimula o crescimento mamário, antes que a secreção de testosterona atinja os níveis da fase adulta.

 

Quais os tratamentos disponíveis para ginecomastia?

O tratamento mais eficiente é a descoberta da causa. Por isso, é fundamental que o paciente procure o acompanhamento médico. O tipo de procedimento varia de acordo com o caso de cada pessoa, podendo ser por cirurgia plástica ou medicação.

 

Como funciona a mamoplastia redutora em homens?

Também conhecida como cirurgia de ginecomastia, a mamoplastia redutora em homens é um procedimento cirúrgico com finalidade estética. Seu objetivo é diminuir o tamanho das mamas no homem e, em geral, é recomendado quando outros tipos de tratamento não surtiram o efeito desejado.

A cirurgia tem mais ou menos uma hora e meia de duração e, dependendo do cirurgião que fará o procedimento, é realizada com sedação e anestesia local ou geral. Para remover o excesso de tecido mamário, um corte em formato de meia-lua é feito ao redor do mamilo. Depois, parte desse tecido é enviada para análise para que seja descartada a possibilidade de câncer ou, se for o caso, um tratamento adequado seja iniciado.

Em casos de pacientes que apresentam excesso de gordura na região, pode ser indicada uma lipoaspiração para remover o volume extra e correção de flacidez, em vez de uma mamoplastia. Já em cenários mais graves, quando o tecido mamário em excesso causa flacidez e o alargamento da aréola, pode ser preciso fazer o reposicionamento da aréola e a remoção de pele.

 


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Nome Empresarial: CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA
Nome Fantasia: RAULINO CIRURGIA PLASTICA
Número de Inscrição: 11.069.588/0001-56 MATRIZ

Posts Recentes

CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA 11069588000156