Otoplastia em adultos: A recuperação é diferente?

A otoplastia é uma modalidade de cirurgia plástica realizada nas orelhas e tem como objetivo principal alterar algum aspecto estético na região.
Esta prática é muito indicada para a correção de orelhas infantis que são mais proeminentes do que o normal, sendo um tipo de deformidade que ocasiona problemas com a autoestima e impacta a vida social. Mas, se engana quem acha que este procedimento não pode ser realizado depois da infância ou adolescência.
Não sendo considerada uma cirurgia puramente estética, a procura pela otoplastia em adultos vem crescendo ano após ano.
Existe diferença na otoplastia em adultos?
Este procedimento é um dos poucos dentro da cirurgia plástica que é permitido (e recomendado) que seja realizado ainda na infância, a partir dos 6 anos de idade. Nesta idade o desenvolvimento da orelha está completo e o procedimento pode ser feito sem prejudicar o resultado da correção.
Mas, não é apenas nesta idade que esta intervenção estética pode ser feita. A otoplastia em adultos continua sendo indicada, apesar da cartilagem do local já estar com um aspecto menos maleável do que na adolescência, por exemplo. Não existe uma diferença muito grande na realização da cirurgia e os resultados podem ser tão satisfatórios quanto.
O pós-operatório da otoplastia em adultos
O pós-operatório é relativamente tranquilo apesar de um pouco demorado.
Após a cirurgia, o paciente recebe alta com um curativo compressivo que envolve a área corrigida que só pode ser retirado depois de 24 horas.
Uma faixa de tecido compressivo é obrigatória diariamente no primeiro mês, e neste período não é permitido fazer atividades físicas.
A recomendação é feita para facilitar a cicatrização e o posicionamento exato da orelha. O inchaço da região demora algumas semanas para regredir totalmente e complicações são raras na otoplastia em adultos.