Como funciona a recuperação da otoplastia

7 de abril de 2021 por Dr. Eduardo Raulino0
Como-funciona-a-recuperacao-da-otoplastia.png

A recuperação da otoplastia é, relativamente, simples. Porém, como em qualquer cirurgia, exige alguns cuidados. Nos dias seguintes ao procedimento, o melhor a fazer é seguir as orientações médicas à risca. Obedecê-las garante que o pós-operatório da otoplastia seja tranquilo — o que é essencial para alcançar o resultado esperado! Por isso, antes de se submeter a esse tipo de intervenção, é preciso se preparar para pegar leve nos dias que a sucedem.

Neste artigo, esclarecemos como é a recuperação da cirurgia plástica nas orelhas. Confira as medidas que mais colaboram para uma melhor evolução pós-operatória!

 

Como é o processo de recuperação da otoplastia?

A recuperação da otoplastia é mais fácil do que em outros tipos de cirurgias plásticas da face, como a rinoplastia, por exemplo. Mas isso não a torna menos importante.

Acontece que, como alguns pacientes passam muitos anos sonhando em corrigir as orelhas em abano, quando finalmente conseguem, a empolgação pode falar mais alto. E, como se sabe, não respeitar os cuidados no pós-operatório da otoplastia é perigoso, colocando o resultado e a própria saúde em risco.

Quais são os cuidados no pós-operatório da otoplastia?

A colaboração do paciente é muito importante para um resultado satisfatório. Sendo assim, no pós-operatório é necessário seguir os seguintes cuidados:

  • manter a faixa (curativo do tipo envoltório) por 1 a 2 dias;
  • usar uma faixa (estilo tenista) à noite, por 2 semanas;
  • evitar exercícios e atividades físicas por, pelo menos, 2 semanas;
  • não praticar esportes de contato (artes marciais, por exemplo) por, no mínimo, 2 meses;
  • evitar tomar sol na área operada por 30 dias;
  • não entrar na água do mar ou da piscina por 30 dias (se entrar, é preciso tomar cuidado para não molhar a área operada, para evitar contaminação);
  • cuidar para não expor as orelhas, diretamente, à luz solar ou à iluminação fluorescente enquanto existirem manchas equimoses.

 

Quanto tempo leva a recuperação da cirurgia plástica nas orelhas?

A cirurgia plástica nas orelhas é rápida. Leva, geralmente, entre 1 e 2 horas. O tempo de permanência na clínica ou no hospital (período de internação) também é mínimo, não excedendo 24 horas.

Em relação aos incômodos, são poucos os pacientes que se queixam de dores no pós-operatório. Quando acontece, ela é combatida com analgésicos comuns, prescritos pelo médico.

Ainda que possa variar de paciente para paciente, respeitando os devidos cuidados, a recuperação imediata da otoplastia leva entre 10 e 15 dias. Os pontos são retirados nas consultas pós-cirurgia, a partir do 10° dia.

A boa notícia é que o curativo que protege as orelhas precisa ser mantido, somente, entre as primeiras 24 a 48 horas. Por outro lado, a faixa (estilo tenista) deve ser usada durante 30 dias.

 

Para mais informações, consulta um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Faça seu Comentário

Seu e-mail não está cadastrado. Preencha os campos com *, eles são Obrigatórios!


pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Eduardo Raulino © 2020

WhatsApp chat