Mastopexia: Qual é a idade ideal para realizar a cirurgia?
A mastopexia, conhecida como “lifting de mamas” é uma cirurgia cada vez mais comum entre mulheres que buscam melhorar a aparência do colo, tornando-o mais harmônico, jovem e bonito, livre da flacidez e do caimento natural dos seios.
Como é feita a mastopexia?
Este procedimento cirúrgico consiste em retirar o excesso de pele, reposicionando o tecido mamário e as aréolas, a fim de elevar os seios até a sua posição original. A cirurgia pode ser feita com ou sem o uso de próteses de silicone, dependendo da quantidade de tecido mamário de cada paciente.
Para quem é indicada? Existe idade ideal para fazer a cirurgia?
A mastopexia é a solução mais indicada para devolver simetria, firmeza e sustentação às mamas de pacientes que apresentam ptose (queda) mamária, devido à flacidez de pele.
É importante dizer que não existe idade ideal para realizar esta cirurgia, já que a queda das mamas pode se dar devido ao envelhecimento, em paciente mais maduras, mas também devido a fatores como o crescimento abrupto, a tendência genética e/ou o efeito sanfona de ganho e perda de peso constante, o que pode ocorrer em mulheres bem jovens.
Acreditar que a ptose mamária é um problema que atinge apenas as mulheres mais velhas ou pacientes que já tiveram filhos é um engano.
Muitas jovens, até mesmo antes dos 20 anos, sofrem com a diminuição da autoestima devido ao caimento e ao formato dos seios, consequência da tendência familiar de ter maior flacidez na região, ou do crescimento abrupto das mamas. Para essas pacientes a mastopexia é a solução que pode devolver o aspecto jovem, firme e bonito às mamas.