Demarcação pré-cirúrgica e a importância em procedimentos plásticos

5 de janeiro de 2022 por Dr. Eduardo Raulino
demarcacao-pre-cirurgia-e.jpg

O pós-operatório é um dos momentos mais importantes para alcançar os resultados da tão sonhada cirurgia plástica. Na verdade, para todos os procedimentos invasivos, é necessário que o paciente reserve um tempo para a recuperação. Este é o momento de evitar esforços, fazer repouso e seguir todas as recomendações médicas.

Durante as primeiras consultas, o cirurgião plástico passará todas as informações sobre o pós operatório. No período de recuperação, o paciente deve fazer repouso e isso inclui afastamento do trabalho e das atividades de rotina, como dirigir ou fazer atividades físicas, por exemplo. Por isso, muitas pessoas tentam conciliar a data da cirurgia plástica com o período de férias. Todo o cuidado no pós-operatório é necessário para garantir que os resultados sejam conforme as expectativas.

Muitos pacientes ficam ansiosos para ver os resultados logo após a cirurgia. Porém, alguns deles só vão, de fato, aparecer depois da recuperação. O pós-operatório é extremamente importante e o paciente deve levar a sério este tempo de descanso.

Durante o pós-operatório:

  1. Faça repouso absoluto;
  2. Evite dirigir;
  3. Evite pegar peso;
  4. Não faça atividades físicas por pelo menos dois meses;
  5. Siga todas as orientações do seu médico.

Lembre-se: Não respeitar o tempo de descanso sugerido pelo cirurgião pode resultar em uma recuperação mais demorada.

Cuidado com os medicamentos

Ter cuidados com os medicamentos fará toda a diferença durante a recuperação. Na consulta que antecede a data da cirurgia, o médico providenciará uma receita contendo os remédios necessários para que o paciente tenha em casa e tome durante o pós operatório. É necessário seguir as recomendações.

Caso o paciente tome algum medicamento que possa surtir algum efeito contrário, como impedir a coagulação do sangue, o cirurgião também pode orientar a parar com a medicação por um período de tempo.

Foco no peso ideal

Em qualquer tipo de procedimento, o sobrepeso pode ser prejudicial. Por isso, os cirurgiões plásticos aconselham os pacientes a, antes mesmo da operação, buscar uma alimentação mais saudável e uma rotina de exercícios para alcançar o peso ideal.

O paciente deve focar no peso ideal durante o pós-operatório, para manter os resultados da cirurgia plástica, principalmente se o procedimento for uma lipoaspiração ou abdominoplastia. Durante alguns meses, após a operação, exercícios físicos de qualquer tipo são proibidos.

Uso do sutiã ou da cinta cirurgia

O sutiã ou a cinta cirurgia são itens obrigatórios após a cirurgia plástica. Estas peças irão auxiliar na sustentação do corpo, na cicatrização e recuperação, bem como reduzir o atrito na região operada, e devem ser utilizadas por alguns meses, dependendo da recomendação do médico.

Evite exposição ao sol

A exposição à luz solar deve ser evitada, pelo menos, durante os primeiros 30 dias do pós-operatório. Os raios solares podem ser inimigos da cicatrização, gerar manchas e escurecer a pele na região operada.

pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Nome Empresarial: CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA
Nome Fantasia: RAULINO CIRURGIA PLASTICA
Número de Inscrição: 11.069.588/0001-56 MATRIZ

CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA 11069588000156

WhatsApp chat