A estética e a medicina oferecem diversas alternativas para contornar as consequências resultantes de envelhecimento e perda de peso excessiva. Para se submeter a tais iniciativas, é fundamental avaliar aquelas que melhor se enquadram aos seus objetivos e às modificações corporais que deseja.
Nesse sentido a Abdominoplastia é a cirurgia plástica que corrige a flacidez da pele, depósitos de gordura localizados e a diástase abdominal. Essas manifestações são provocadas por diversos fatores, tais como gestações múltiplas, genética ou até alterações bruscas ponderais. A cirurgia visa eliminar a flacidez e amarrar os músculos abdominais para deixar a barriga mais firme.
Hoje em dia a associação de Abdominoplastia com Lipoaspiração é muito frequente, e ajuda a oferecer ainda mais contornos. Áreas como a Lipo de costas, cintura, e abdômen superior costumam ser associadas e proporcionam resultados surpreendentes na Abdominoplastia. Os resultados são comprovados em fotos antes e após a realização do procedimento.
Hoje, com a associação de tecnologias avançadas como a Lipo e a técnica de Lipo HD de Alta Definição muscular, conseguimos uma retração muito maior da pele e contornos mais esculpidos da musculatura Abdominal. Em casos de flacidez de pele leve à moderada podemos oferecer no lugar da cirurgia de Abdominoplastia clássica uma nova opção: A Mini Abdominoplastia com Lipo HD que garante uma redução considerável nas cicatrizes finais, além de contar com o benefício dos contornos da Lipo Ultrassônica de Alta Definição e um pós-operatório mais tranquilo para os pacientes.
A Abdominoplastia é indicada para firmar a musculatura abdominal distendida e já enfraquecida pela ação do tempo, através de pontos de aproximação, o que promove a aparência de um abdômen mais firme e jovial. Em boa parte dos casos, esse procedimento é acompanhado de outro, como a correção de pequenas hérnias umbilicais ou epigástricas, muito frequentes em bodybuilders e pós-gestação.
Contudo, a Abdominoplastia, associada ou não à Lipoaspiração, não deve ser vista como um tratamento à obesidade, tampouco um substituto para dietas e rotinas de exercícios físicos. Sendo assim, os pacientes que vão passar pela intervenção cirúrgica da Abdominoplastia devem estar relativamente em forma e com saúde. E mesmo assim não há garantia na eficácia duradoura da cirurgia, uma vez que gestações futuras ou alterações palpáveis no peso podem reverter os resultados no longo prazo.
A duração da cirurgia costuma variar bastante de caso a caso, levando em conta necessidades específicas e eventual Lipoaspiração em conjunto. A janela para a variação da duração fica entre 2,5 à 5 horas.
Antes da cirurgia de Abdominoplastia a região a ser operada deve ser limpa e as linhas de incisão precisam estar desenhadas na pele.
A anestesia usada pode ser geral ou peridural, dependendo da complexidade do procedimento, da quantidade de tecido a ser retirada e da associação a outros procedimentos, como a Lipoaspiração ou Hernioplastia.
Através de duas incisões, a primeira acima da região púbico, de um ossinho do quadril a outro, e a segunda ao redor do umbigo, a pele e a camada adiposa são separadas com o uso de um eletrocautério, dos músculos abdominais em direção à caixa torácica, expondo a parede abdominal. Essa parede terá seus músculos firmados por suturas, o que tornará o abdômen mais firme e plano e a cintura mais fina e jovial.
Durante o procedimento, a pele e a gordura originais que envolvem o umbigo são perdidas, sendo que o cirurgião deve fazer uma nova incisão no final da cirurgia e exteriorizar o mesmo umbigo na Abdominoplastia já reduzido em suas dimensões. Por fim, as incisões são suturadas e faz-se uso de curativos, bandagens e drenos cirúrgicos que podem permanecer no abdômen de 1 a 3 dias.
Para auxiliar o processo de recuperação, uma malha de compressão semelhante a uma cinta deve ser usada. A compressão moderada e constante dessa vestimenta reduz a chance de edema e formação de líquido, oferecendo conforto e sustentação no processo. O tempo que essa malha deve ser usada varia de caso a caso, conforme a extensão da cirurgia e o processo de cicatrização. Eventuais dores, ferimentos e outros sintomas costumam desaparecer dentro de poucas semanas após a cirurgia de Abdominoplastia. O retorno às atividades se dá em 3-4 semanas, dependendo dos procedimentos associados.
“Quanto custa uma Abdominoplastia?”, “Qual o valor da Abdominoplastia?”. Preço da Abdominoplastia e valor da Abdominoplastia são as perguntas mais frequentes na Central de Agendamentos.
A Abdominoplastia em Blumenau, ou em qualquer lugar, precisa ser feita com responsabilidade e total segurança. Por isso você não deve levar em consideração apenas o preço da Abdominoplastia.
Contudo, o preço da Abdominoplastia dependerá muito do local onde será feito o procedimento e da necessidade de combinar outras cirurgias, como a Abdominoplastia com Lipoaspiração. Somente o cirurgião plástico poderá dizer o valor de uma Abdominoplastia ou quanto custa uma cirurgia de Abdominoplastia em uma avaliação presencial, porque existem vários fatores que devem ser analisados: Biotipo, perfil, flacidez da pele, dentre outras características muito individuais.
A experiência e renome do cirurgião plástico em Blumenau, ou em qualquer outro local, é um dos principais fatores que influencia nos valores do procedimento. O valor da Abdominoplastia corresponde, então, a um resumo que envolve: Equipe médica, hospital, anestesista e pós-operatório (opcional).