A Mastopexia é a cirurgia plástica para levantar as mamas caídas colocando ou não ao mesmo tempo a Prótese de Silicone. As indicações mais frequentes são atreladas a mulheres pós-amamentação ou após grandes perdas ponderais. Na Mastopexia com Prótese o cirurgião plástico primeiro posiciona os Implantes de Silicone e depois marca e retira o excesso de pele das Mamas, reposicionando as aréolas e levantando as mamas caídas. Menos frequentemente é executada a cirurgia para levantar as mamas SEM o uso de Prótese.
Existem formas bem objetivas para se avaliar se há ou não uma queda das mamas e, portanto, a necessidade de retirar pele e realizar a cirurgia de Mastopexia:
Primeiro é o teste do lápis/caneta. Se for possível manter o lápis na dobra de baixo das mamas denota que já há um descenso, ou queda significativa, e a necessidade da cirurgia para levantar mamas e colocar silicone.
Segundo, são medidas que com o uso de uma simples régua ou fita podem dar uma noção da necessidade ou não de uma cirurgia de Mastopexia com Prótese. Medindo do mamilo (bico da mama) até a dobrinha de baixo da mama a medida não poderá ultrapassar 8 cm, e medindo da parte inferior da clavícula (osso acima das mamas) até o mamilo não poderá ultrapassar 20 cm. Em caso positivo o cirurgião plástico irá lhe indicar o melhor tipo de implante e a melhor técnica da cirurgia de Mastopexia com Prótese.
Quando a necessidade é de reduzir o volume final e levantar mamas caídas é indicada a cirurgia de Mastopexia Redutora ou Mamoplastia Redutora. Nestes casos, como o objetivo é reduzir o volume final, em geral não é indicado o uso de implantes de silicone. Contudo, o cirurgião poderá fazer uma troca retirando mais gordura e tecido mamário e devolvendo um Implante de Silicone de menor volume, apenas para dar um formato final mais atrativo.
Existem diversas técnicas para a execução da cirurgia de Mastopexia com Prótese, com tipos diferentes de incisões e subsequentes Mastopexia cicatrizes. Na Mastopexia cicatriz ou incisões podem ser desde periareolares até a Mastopexia em “T” invertido. A incisão mais adequada será determinada caso a caso, conforme avaliação médica e o grau de queda e excesso de pele.
O tamanho e o formato da prótese de silicone são definidos com antecedência pelo cirurgião plástico tendo em vista os interesses da paciente, biotipo e limites físicos para dar às mamas uma forma mais agradável. Esses implantes têm diversos fabricantes, tanto nacionais quanto internacionais, e costumam variar no preço.
Há uma série de recomendações dadas pelos cirurgiões plásticos que devem ser seguidas ipsis litteris, tanto antes quanto depois da cirurgia de Mastopexia com Prótese, a fim de evitar o surgimento de eventuais complicações.
No pré-operatório, a paciente deve seguir as instruções dadas para a internação, que consistem em jejum absoluto de oito horas, acompanhamento de alguma pessoa, evitar-se o uso de acessórios como brincos, piercings e esmaltes de unhas (pois serão retirados antes da cirurgia) e levar o sutiã ao hospital no dia da internação.
Já no pós-operatório, em primeiro lugar, a paciente deve evitar grandes esforços físicos por no mínimo 30 dias. Pequenas e leves movimentações dos braços são recomendadas para manter uma movimentação e atividade mínima. Exposição ao sol ou friagem também deve ser evitada por um período de 14 dias. O retorno esporádico ao consultório é imprescindível para a troca dos curativos e retirada de pontos se for o caso de pontos absorvíveis. Eventuais dietas e regimes de emagrecimento devem ser evitados durante o período de convalescença da cirurgia para levantar mamas e colocar silicone.
Além da reação natural do organismo ao corpo estranho da prótese, outras reações, ainda que mais raras, podem resultar da Mastopexia, enquanto outras simplesmente não vem a ocorrer. Por exemplo, a operação não provoca câncer de mama nem atrapalha a realização de mamografia. De qualquer modo, é indicado que sejam feitos exames de ultrassom ou de ressonância nuclear magnética, caso surjam quaisquer mudanças na mama após a inclusão da prótese.
Por outro lado, experiências como traumatismo das mamas podem causar estresse mecânico sobre os implantes, acelerando a contratura capsular em torno dos mesmos e causando hematomas, que podem levar ao rompimento ou à necessidade de retirada cirúrgico das próteses de silicone.
As cicatrizes na Mastopexia, por sua vez, são discretas a longo prazo, mas mesmo com as melhores técnicas feitas pelo cirurgião plástico podem ter progressos variados conforme cada pessoa. Há sempre tratamentos para melhorar a cicatrização em mulheres com cicatrização pobre ou ruim.
“Quanto custa uma Mastopexia?”, “Qual o valor da Mastopexia?”. Preço da Mastopexia e valor da Mastopexia são as perguntas mais frequentes na Central de Agendamentos.
A Mastopexia em Blumenau, ou em qualquer lugar, precisa ser feita com responsabilidade e total segurança. Por isso você não deve levar em consideração apenas o preço da cirurgia para levantar as mamas.
Contudo, o preço da Mastopexia com Prótese dependerá muito do local onde será feito o procedimento e da necessidade de combinar outras cirurgias como Abdominoplastia ou Lipoaspiração. Somente o cirurgião plástico poderá dizer o valor de uma Mastopexia ou quanto custa uma cirurgia de Mastopexia em uma avaliação presencial, porque existem vários fatores que devem ser analisados: Biotipo, perfil, flacidez de pele, volume das mamas, desejo da paciente ou tipo de implante de silicone.
A experiência e renome do cirurgião plástico em Blumenau, ou em qualquer outro local, é um dos principais fatores que influencia nos valores do procedimento. O valor da Mastopexia corresponde, então, a um resumo que envolve: Equipe médica, hospital, anestesista e pós-operatório (opcional).