Após a gestação: Lipo, Abdominoplastia ou MiniAbdominoplastia?
Muitas pacientes chegam até meu consultório com uma dúvida. Ela perguntam: “Dr. Eduardo, eu tive um bebê e quero saber se eu preciso fazer abdominoplastia ou se é indicado outro procedimento para o meu caso?”.
É normal as mulheres, após a gestação, voltarem a atividade física, fazerem dieta e não obterem resultados. Felizmente, essa situação pode ser revertida com a ajuda da cirurgia plástica. Os procedimentos cirúrgicos utilizados para remover gordura e flacidez do abdômen são a Lipoaspiração, a Abdominoplastia e a Miniabdominoplastia.
Em linhas gerais, para cada caso é indicada uma abordagem diferenciada.
A Lipoaspiração é indicada no caso de gordura localizada e para ser realizada a pele deve ter elasticidade preservada. Além disso, com a técnica da Lipo Ultrassônica, quando se utiliza a tecnologia para retração da pele, a indicação do procedimento serve para casos bem selecionados de flacidez leve após a gestação.
Já em casos moderados de flacidez deve-se partir para uma Abdominoplastia clássica, onde é retirada a pele da região do umbigo para baixo, até na cicatriz da cesárea, ficando escondida na área do biquíni.
Além disso, também temos a Miniabdominoplastia, indicada para casos menores de flacidez, onde se tira uma quantidade de pele menor. Esses casos também podem ser beneficiados da associação com a Lipoaspiração, caso exista ainda um acúmulo de gordura na região.
Lipo e abdominoplastia podem ser associadas em uma só cirurgia?
Sim. É possível fazer a associação das duas técnicas. Primeiramente, é realizada a Lipoaspiração, para a retirada da gordura dos lados (flancos) e do abdômen. Logo depois, na mesma cirurgia, faz-se a abdominoplastia, com retirada da pele em excesso e correção da cinta muscular.
Após o parto, quais são as recomendações para a mamãe que deseja realizar uma cirurgia plástica?
Nos primeiros seis meses após o parto a preocupação da mamãe deve ser cuidar bem de seu bebê e de si mesma. Dedicar tempo ao filho, praticar atividades físicas, alimentar-se corretamente e hidratar bem a pele. Durante esse período, o corpo da mãe vai voltando a sua forma anterior à gestação. E caso ela tenha feito uma cesárea, irá se recuperar dela, afinal a cicatrização completa acontece com seis meses. Transcorridos esses seis meses, a mãe poderá procurar um cirurgião plástico para fazer uma avaliação do seu caso e encaminhamento para a cirurgia que melhor se adeque às suas necessidades.