Como fazer uma cirurgia plástica de forma segura?
Muitas pacientes têm me feito essa pergunta através dos meus canais de comunicação nas redes sociais, blog, WhatsApp. Todos querem saber: “Qual a forma mais segura de fazer uma cirurgia plástica?”. “O que eu devo perguntar no momento da consulta com o cirurgião plástico?”.
Primeiro passo: A escolha do cirurgião plástico
Para garantir a sua segurança no momento da cirurgia plástica, você deve ter muita atenção com o primeiro passo que é a escolha de um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas, como saber se o meu médico é membro da SBCP?
É muito fácil! Basta acessar o site www.cirurgiaplastica.org.br e fazer a busca pelo nome do cirurgião e pelo estado onde você está fazendo a consulta.
Você não conhece os profissionais que está pensando em se consultar? Faça uma seleção de três ou quatro profissionais da sua região e os visite. Desta forma, você tem a possibilidade de saber mais sobre eles e verificar se você sente afinidade por algum deles. Costumo dizer que a afinidade é importante no momento dessa escolha. Você tem que se sentir bem e ter uma empatia com o cirurgião. Você deve visualizar todo o método que ele oferece, qual a sua filosofia, a forma como ele trata você. Além disso, a afinidade é importante pois o cirurgião sempre vai estar em contato com você para esclarecer dúvidas ou realizar novos procedimentos no futuro.
Escolhi o cirurgião plástico e agora? O que eu posso fazer para deixar minha cirurgia mais segura?
O cirurgião plástico fez muitas promessas? Ele tem pressa em atender você? Qual o preço do cirurgião?
Você deve estar se perguntando: “Mas, o que isso tem a ver com a segurança?”.
Saiba que a pressa, a promessa e o preço tem muita importância nessa escolha. Um cirurgião plástico nunca tem pressa para realizar o procedimento. Ele sempre tentará fazer tudo de forma segura, com cautela. Desconfie dos cirurgiões que tem muita pressa e querem logo a sua decisão para realizar a cirurgia plástica.
Promessa: Ele promete resultados incríveis, grandiosos? Saiba que um cirurgião tem que ter o pé no chão, falar sobre os prós e contras de cada procedimento. Também é muito importante ser realista quanto aos resultados que podem ser esperados. Isso faz parte da ética médica.
E sobre o preço? Desconfie de cirurgiões muito baratos. Existe uma média de mercado. A competência, a formação, produtos de qualidade que vão garantir o seu bem-estar têm o seu preço. Se o valor estiver muito baixo, desconfie!
Resumindo, para garantir sua segurança não tenha medo de pesquisar. Busque opiniões de conhecidos ou nas redes sociais. Converse com o cirurgião, tenha um diálogo aberto. Exposta suas dúvida e medos. Um bom profissional estará sempre disposto a lhe ajudar no que for preciso.