5 Informações que você precisa saber sobre Rinoplastia
A Rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) é uma cirurgia que muitas pessoas gostariam de fazer, mas acabam deixando de realizar por falta de informações e orientações adequadas.
Vou apresentar e responder aqui as 5 questões mais frequentemente perguntadas por pacientes que procuram informações sobre a rinoplastia.
1- Quem é candidato para rinoplastia?
São candidatos a rinoplastia pacientes com boa saúde física e mental, não fumantes e que tenham idade mínima para realizar a cirurgia. Também devem possuir uma expectativa e procurar um resultado realista, e que esteja de acordo com as possibilidades que sua estrutura anatômica permita modificar.
Bons candidatos devem esperar como resultado cirúrgico uma melhora da aparência nasal e harmonia facial, não perfeição. Isso não é uma desculpa antecipada de cirurgião, mas um fato que deve ser conhecido pelo paciente para evitar frustrações futuras e, inclusive, motivo para não fazer a cirurgia caso não aceite essa possibilidade.
Por último, devem conhecer e saber dos riscos potenciais do procedimento, bem como da sua responsabilidade em seguir as orientações pós-operatórias.
2- Quanto custa uma rinoplastia?
O custo da cirurgia depende de uma série de fatores, como: localização geográfica do cirurgião (existem cidades com custo mais alto), local onde será realizada a cirurgia (hospital ou clínica privada), tipo de anestesia (geral ou local, com ou sem anestesista), complexidade do caso, se a cirurgia é primária (nariz nunca operado) ou revisional (nariz já operado), formação e experiência do cirurgião. Geralmente é uma cirurgia acessível para a maioria das pessoas, com possibilidade de pagamento parcelado.
3- Quem é mais qualificado para realizar rinoplastia?
Aquele que se dedica integralmente a esta cirurgia e que possui conhecimento funcional e estético. Independe se o profissional é Otorrinolaringologista ou Cirurgião Plástico, o fundamental é ter capacidade de proporcionar um resultado natural e bonito, além de um nariz que respire.
Para ter bons resultados em rinoplastia, o cirurgião deve querer e fazer esta cirurgia mais do que qualquer outra. Também, deve saber resolver as eventuais complicações que possam ocorrer.
4- A partir de que idade se pode fazer a rinoplastia?
Recomendo na maioria dos casos a cirurgia ao redor dos 15 – 16 anos para meninas e 16 – 17 anos para meninos, pois é quando o nariz atinge seu desenvolvimento ósseo e cartilaginoso plenamente.
No entanto, se houver problema respiratório importante, a cirurgia pode ser realizada antes e de forma bastante conservadora.
5- Onde ficam as cicatrizes da rinoplastia?
Há basicamente dois tipos de abordagens ou vias de acesso na rinoplastia. Uma utiliza incisões internas e permite que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente.
Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como consequência de incisões (cortes) feitas na columela (região central entre as narinas) ou nas asas nasais. A escolha da abordagem (interna ou externa) depende das preferências de cada cirurgião e das características anatômicas e estéticas que se pretende modificar.