Mamoplastia de Redução em Homens: Confira dicas
A mamoplastia redutora em homens é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados, visto que a ginecomastia não é um fenômeno natural e que pode, inclusive, causar graves problemas psicológicos e de convívio social no paciente.
Quando a mamoplastia redutora em homens é necessária?
Geralmente, a mamoplastia é recomendada para casos de ginecomastia, isto é, quando ocorre o aumento das mamas no homem. Ela é indicada quando outros tipos de tratamento não deram resultado, como uso de medicamentos, aparelhos e tratamentos estéticos para eliminar a gordura e aumentar a firmeza da pele.
Com o crescimento das mamas é uma situação atípica em homens, quando isso ocorre, pode trazer consequências à sua autoestima e à sua saúde psicológica. Por isso, a ginecomastia exige uma atenção especializada.
Quais são as causas da ginecomastia?
Em diversos casos, a causa da ginecomastia não é clara, mas, em geral, as razões patológicas potenciais que estão associadas são:
- Elevação no estrogênio sérico;
- Medicamentos que incluem hormônios;
- Defeitos no receptor de andrógenos;
- Diminuição na produção de testosterona;
- Hipertireoidismo;
- Doença crônica nos rins;
- AIDS e doenças crônicas que aumenta a proliferação das glândulas mamárias, como alguns tipos de câncer;
- Anti-hipertensivos, diuréticos, anabolizantes, cimetidina, hormônios e diversos tipos de medicamentos usados para tratar câncer de próstata.
Além das causas citadas, no final da puberdade, pode acontecer de os tecidos periféricos e os testículos produzirem quantidade mais altas de estrógenos. isso estimula o crescimento mamário, antes que a secreção de testosterona atinja os níveis da fase adulta.
Quais os tratamentos disponíveis para ginecomastia?
O tratamento mais eficiente é a descoberta da causa. Por isso, é fundamental que o paciente procure o acompanhamento médico. O tipo de procedimento varia de acordo com o caso de cada pessoa, podendo ser por cirurgia plástica ou medicação.
Como funciona a mamoplastia redutora em homens?
Também conhecida como cirurgia de ginecomastia, a mamoplastia redutora em homens é um procedimento cirúrgico com finalidade estética. Seu objetivo é diminuir o tamanho das mamas no homem e, em geral, é recomendado quando outros tipos de tratamento não surtiram o efeito desejado.
A cirurgia tem mais ou menos uma hora e meia de duração e, dependendo do cirurgião que fará o procedimento, é realizada com sedação e anestesia local ou geral. Para remover o excesso de tecido mamário, um corte em formato de meia-lua é feito ao redor do mamilo. Depois, parte desse tecido é enviada para análise para que seja descartada a possibilidade de câncer ou, se for o caso, um tratamento adequado seja iniciado.
Em casos de pacientes que apresentam excesso de gordura na região, pode ser indicada uma lipoaspiração para remover o volume extra e correção de flacidez, em vez de uma mamoplastia. Já em cenários mais graves, quando o tecido mamário em excesso causa flacidez e o alargamento da aréola, pode ser preciso fazer o reposicionamento da aréola e a remoção de pele.