Lifting facial: Cirurgia contra rugas e flacidez
Também chamado de ritidoplastia, este é considerado o procedimento de maior efetividade para amenizar os sinais do tempo, sendo indicado para homens e mulheres a partir dos 45 anos ou para pacientes com elevado grau de envelhecimento facial.
Entretanto, é preciso salientar que o lifting facial não é capaz de parar o processo natural de envelhecimento. Logo, o paciente deve manter uma rotina regrada de cuidados com a pele, com o uso de produtos adequados e protetor solar diariamente.
A cirurgia de rejuvenescimento facial – o lifting facial – é capaz de minimizar vários sinais de envelhecimento, tais como:
- Vincos profundos, como o do bigode chinês;
- Flacidez da face;
- Excesso de gordura na mandíbula ou no queixo;
- Marcas de expressão na testa;
- Marcas próximas aos olhos, o famoso pé de galinha;
- Flacidez do pescoço.
Quem pode fazer o lifting facial?
O lifting facial, por se tratar de uma cirurgia de rejuvenescimento, é indicado a pacientes com idade superior a 40 anos. Nessa fase, a face costuma apresentar perda acentuada da firmeza e da elasticidade da pele, resultando em uma aparência de cansaço e marcas de expressão bem evidenciadas.
A indicação da cirurgia de rejuvenescimento facial só pode ser dada por um cirurgião plástico devidamente registrado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Entretanto, em consulta, o profissional fará uma avaliação minuciosa do rosto do paciente, sendo comum que ele fotografe o indivíduo para evidenciar o antes e depois do lifting facial.
Os cuidados diários com a pele e os hábitos de vida são discutidos nessa consulta pré-cirúrgica. O cirurgião plástico também informará questões básicas como: tempo médio da cirurgia, exames pré-cirúrgicos, qual a metodologia cirúrgica, tempo de recuperação e demais particularidades da plástica de rejuvenescimento.
Nesse momento, principalmente, é importante salientar que o paciente só entra em centro cirúrgico se estiver com a saúde em dia. Sobretudo se forem constatados problemas nos exames feitos antes do procedimento, é indicado ao paciente restabelecer a saúde antes de se submeter à cirurgia plástica.