Como é feita a Abdominoplastia?
A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga e a deixar a barriga lisa e dura, além de também poder ser possível remover estrias e cicatrizes presentes no local.
Essa cirurgia pode ser feita tanto em mulheres quanto em homens e é principalmente indicada para quem perdeu muito peso ou após uma gravidez e ficou com a região da barriga muito flácida.
Em alguns casos, principalmente em mulheres magras que apenas têm apenas alguma gordura localizada, o cirurgião pode recomendar fazer uma lipoaspiração ou uma mini-abdominoplastia, em vez da abdominoplastia, retirando o excesso de gordura na parte lateral do abdômen e na parte nas costas.
Como é feita a abdominoplastia
Antes da realização da abdominoplastia, é importante que a pessoa passe por avaliação pré-operatória para que seja verificado se existe algum risco de complicações. Por isso, o médico cirurgião normalmente indica exames de sangue, avaliação física e dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e idade avançada, por exemplo.
Caso o médico verifique que não há riscos, procede à marcação e realização da cirurgia, sendo importante que a pessoa não beba, fume ou tome medicamentos que possam aumentar o risco de sangramentos, como aspirina ou anti-inflamatórios, antes do procedimento.
A abdominoplastia demora entre 2 a 4 horas e é feita com anestesia peridural. A partir do momento que a anestesia surte efeito, o médico faz um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, de acordo com o grau de correção da cirurgia, para que o excesso de gordura, de tecidos e pele possam ser removidos e para que os músculos abdominais que encontram-se enfraquecidos possam ser costurados.
Dependendo da quantidade de gordura e pele que se deseja remover, o médico também pode realizar um corte ao redor do umbigo para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen. Em seguida, o médico procede para o fechamento dos cortes realizados na pele por meio do uso de sutura, adesivos de pele ou fitas.
Internação na Abdominoplastia
É recomendado que a pessoa fique 2 a 4 dias internada após o procedimento para garantir o sucesso da cirurgia e diminuir o risco de complicações. É normal que na semana seguinte à cirurgia a pessoa sinta dor abdominal e a região fique escura e inchada, sendo esses sintomas solucionados à medida que acontece a cicatrização. No entanto, caso após uma semana os sintomas persistam, é importante voltar ao cirurgião para que seja feita a avaliação.