Qual o melhor revestimento de implantes de silicone?
As pacientes têm em mente que toda prótese de silicone para as mamas possuem o mesmo tipo de revestimento, e isso não é verdade. Hoje, no mercado, existem revestimentos mais leves, que causam uma menor adesão ao tecido, até revestimentos bem mais aderentes.
Ou seja, existe o silicone simples, que tem um leve atrito ao toque, e costuma ser o mais usado hoje em dia, principalmente por ser mais barato. Porém, ele tem uma indicação para pacientes que têm uma pele boa, que não tiveram filhos e que não tenham tanta flacidez no tecido mamário. Ele é de fácil colocação pelo cirurgião plástico e de fácil retirada também.
Já os revestimentos de poliuretano são mais ásperos ao toque, o que gera uma aderência maior tanto a mama, quanto aos tecidos mamários, e leva a uma menor possibilidade de queda a longo prazo. São muito indicados em casos onde existe certa flacidez de pele, por exemplo após gestações ou perdas ponderais. Nesses casos, existe de fato a necessidade um implante que faça uma maior adesão a longo prazo. O revestimento de poliuretano também costuma ser utilizado em cirurgias de Mastopexia, onde é necessário levantar as mamas que sofreram algum grau de queda.
Vídeo relacionado: https://www.youtube.com/watch?v=xNNfpMXUQXQ&t=15s