Redução de mamas e indicações

23 de fevereiro de 2022 por Dr. Eduardo Raulino
reducao-de-mamas-e-indicacoes.png

Apesar de não ser o procedimento estético mais comum, a mamoplastia redutora, popularmente conhecida como cirurgia de redução de mama, vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a redução de mama foi a 5ª cirurgia estética mais realizada no Brasil, sendo responsável por 9,9% dos procedimentos totais no país.

A cirurgia de redução de mama consiste na diminuição do tamanho dos seios por meio da retirada da gordura e de parte da glândula mamária.

É um procedimento feito por questões clínicas, quando o tamanho exagerado da mama atrapalha a qualidade de vida da mulher. Também é feito por questões estéticas, se a percepção do corpo e a autoestima da paciente são afetadas.

Homens também podem passar pela cirurgia de redução de mama. Isso ocorre quando ele precisa corrigir problemas como a ginecomastia, crescimento irregular das mamas no sexo masculino, ou para remover excessos de gordura no peito, em casos de obesidade.

 

Indicações para a redução de mama

Não há uma idade certa para se fazer a cirurgia de redução de mama. A indicação, no entanto, é para que ela seja feita apenas após o desenvolvimento completo do corpo. Isso acontece por volta dos 16/17 anos.

Seios muito grandes podem causar uma série de desconfortos, como dores nas costas e desvios na postura. Por isso, em alguns casos, a cirurgia é um caminho viável para minimizar danos.

 

O procedimento

Antes de fazer a cirurgia, o paciente deve se consultar com um clínico geral ou cardiologista, para a avaliação pré-operatória, que indica se ele tem condições de passar pelo procedimento. Também é feita uma consulta pré-anestésica.

A mamoplastia é considerada uma cirurgia de média complexidade. Por isso, na maior parte dos casos, o operado fica em observação por 24h após a cirurgia. Também é comum que alguns tenham alta no mesmo dia.

A cirurgia é feita com anestesia geral e tem uma duração média de 3 a 4 horas.

pediatric-logo-footer

Sou médico há 15 anos e cirurgião plástico com mais de 10 anos de experiência. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Nascido na cidade de Blumenau e médico pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Concluí a residência médica em Cirurgia Geral e a Pós-Graduação em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora na cidade de São Paulo, no Hospital de Referência Estadual Ipiranga, onde tive a oportunidade de conviver e realizar cirurgias com os grandes nomes da Cirurgia Plástica Brasileira e Mundial. Sejam bem-vindos!

Nome Empresarial: CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA
Nome Fantasia: RAULINO CIRURGIA PLASTICA
Número de Inscrição: 11.069.588/0001-56 MATRIZ

Posts Recentes

CLINICA RAULINO - CIRURGIA PLASTICA LTDA 11069588000156