Lipoenxertia Glútea ou Implante Glúteo, o que é melhor?
Muitas pacientes chegam em meu consultório comentando sobre o desejo de aumentar os glúteos e querem saber sobre as técnicas mais usadas e seguras atualmente.
Hoje em dia, entre as principais indicações de abordagem para o aumento de glúteos está a Prótese Glútea. Esta costuma ser indicada quando a paciente precisa de um grande aumento na região, porém ela não possui áreas doadoras de gordura. Nesse caso, nós damos preferência pela Lipoenxertia em que se trabalha associando o procedimento com a Lipoescultura. Eu, particularmente, trabalho com a Lipoaspiração Ultrassônica de Alta Definição onde é possível retirar a gordura de outra parte do corpo, filtrá-la e aplicá-la tanto na parte superficial quanto na musculatura glútea, fazendo o aumento dos glúteos dessa forma.
Importante dizer que mesmo quando fazemos a Lipoenxertia com gordura sempre tomamos o cuidado de trabalhar com quantidades moderadas, evitando os exageros.
Mas, o enxerto glúteo não sai, ele não é consumido com o tempo?
Existe todo um preparo, uma técnica, e é importante mencionar que em pacientes que são tabagistas o procedimento fica um pouco mais difícil. Mas, em geral, nós temos um percentual grande de perda desse enxerto de gordura. No começo existe um inchaço, depois uma diminuição das células de gordura, e após seis meses se tem uma estabilização no volume do glúteo.
Vantagem e desvantagem da Lipoenxertia Glútea
A vantagem do enxerto de gordura nos glúteos é de que não se tem a necessidade de trabalhar com nenhum material aloplástico, isto é, não se usa nenhum material diferente do seu organismo, e trabalha-se apenas com gordura. Nesse caso, a questão de reações ao produto não existe. Porém, essa gordura é um tecido vivo, e aumenta e diminui conforme o seu ganho ou perda de peso. Por isso é importante manter uma constância no peso.
Vantagem e desvantagem do Implante Glúteo
Já com o implante de silicone glúteo você tem a desvantagem em relação a Lipoenxertia Glútea em virtude de que se trata de uma cirurgia mais invasiva, com um pós operatório mais arrastado. Porém, a vantagem é de que com o implante o resultado permanecerá por longo prazo, sendo que a prótese não varia conforme o seu peso.