Rinoplastia e cuidados após a cirurgia
Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o procedimento de Rinoplastia, a cirurgia plástica do nariz. Por isso, vou listar em tópicos as principais indagações que recebo em meu consultório.
1 – Posso escolher o formato do meu nariz?
Muitos pacientes chegam ao consultório com uma foto do nariz que gostaria de ter, geralmente imagens de celebridades e famosos. Porém, quem define o formato correto do nariz é a própria harmonia do rosto do paciente. Não podemos colocar o nariz de outra pessoa em você. Além disso, a espessura da cartilagem e o tipo de pele do paciente influenciam o tamanho e a forma do nariz.
2 – Qual é o tipo de anestesia usada na Rinoplastia?
A rinoplastia pode ser realizada com a anestesia local mais sedação ou com a anestesia geral. A escolha varia de acordo com o cirurgião plástico, o profissional que fará a anestesia e também de acordo com o caso apresentado pelo paciente.
3- Vou conseguir respirar após a plástica do nariz?
Ao longo do pós-operatório a respiração é comprometida sutilmente, visto que o inchaço se apresenta também na parte interna do nariz. Além de que a entrada de ar nas narinas é diminuída porque o movimento das asas nasais fica um pouco comprometido, devido a sua baixa elasticidade. Porém, assim como todas as cirurgias, os efeitos colaterais desaparecem gradualmente. Não há porque se assustar.
4 – Como é a recuperação de Rinoplastia?
O paciente deve permanecer em repouso relativo por sete dias, quando estará usando curativos. Depois desse período é possível retornar ao trabalho e às atividades sociais. Geralmente, nas duas primeiras semanas, o inchaço e os hematomas ainda são visíveis, melhorando progressivamente em até seis e oito semanas.
Academia e esportes sem contato podem voltar a ser praticados dentro de 30 dias. Esportes de contato devem esperar no mínimo dois meses.
5 – O resultado da Rinoplastia é definitivo?
O resultado da cirurgia é definitivo. Mas o nariz não ficará imune às mudanças naturais do corpo e de sua morfologia. A partir dos 50 anos, mais ou menos, ocorrem transformações da qualidade da pele de qualquer pessoa. Ela perde a rigidez, o corpo já não produz tanto colágeno como antes, e o nariz acompanha esse processo.