Abdominoplastia e estrias
As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.
As estrias podem acontecer em várias partes do corpo e em diferentes fases da vida; por exemplo na adolescência, quando o homem ou a mulher começa a ganhar corpo e há uma alteração hormonal envolvida, essa mudança de fase pode resultar no ganho de algumas estrias nos seios, glúteos, braços e barriga.
Um outro momento em que o aparecimento de estrias é bastante comum é no período gestacional. O ganho de peso provoca o estiramento da pele e eis que elas surgem riscando a barriga da grávida. Por mais que se previna com cremes e uma boa alimentação, nem sempre a gestante consegue impedi-las.
Afinal, Abdominoplastia retira as estrias da barriga?
É preciso entender o processo da abdominoplastia clássica ou mini abdominoplastia para responder essa pergunta.
O objetivo da abdominoplastia é tratar o excesso de pele do abdômen. A flacidez e excesso de pele na região abdominal é um problema que atinge muitas mulheres. Múltiplas gestações, excesso de gordura, perda de peso acentuada e genética são os principais fatores que levam à condição, que também pode vir ou não acompanhada de estrias.
Então, toda estria que estiver dentro da área de pele que será retirada, será removida junto com essa pele. Entretanto se sua indicação cirúrgica, por exemplo, for uma mini abdominoplastia, toda estria que estiver em volta da área de corte permanecerá.
Abdominoplastia não trata a estria em si, mas o cirurgião obviamente, ao retirar a pele elimina consequentemente as estrias da região.