Ginecomastia e tratamento cirúrgico
A ginecomastia é o aumento do volume mamário devido ao desenvolvimento exagerado da glândula mamária em homens, que pode ser tanto unilateral como bilateral. O aumento das mamas em homens causa grande constrangimento no convívio social.
É comum a queixa de desconforto ou dor na região da mama em pacientes com ginecomastia. Alguns queixam-se de inchaço nas mamas nos dias mais quentes. Contudo, pode ser assintomática e mesmo assim causar problemas psicológicos e emocionais, devido ao constrangimento e a baixa autoestima.
Em alguns casos, o problema pode ser observado até mesmo por cima da roupa, o que faz com que muitos homens acabem se excluindo do convívio social. A cirurgia de ginecomastia se tornou a solução para que esses homens voltem a ter uma vida normal.
Tratamento Cirúrgico
Em relação ao tratamento da ginecomastia, ele é individualizado conforme cada caso. A cirurgia, quando realizada, é ambulatorial (assim que estiver recuperado da anestesia é possível ir para casa, em média 2-5h após o fim da cirurgia).
A cicatriz fica na divisão da parte pigmentada com a pele normal, na borda inferior da aréola, para torná-la menos aparente. Muito importante no pós-operatório é a utilização da malha compressiva por um período de 3 a 4 semanas.
A retomada às atividades habituais de trabalho e estudo ocorre, em média, após 7 dias.