Mamas caídas após a gestação: Prótese de Silicone ou Mastopexia?
“Tive filhos e a minha mama caiu, o que eu faço? Coloco só silicone, ou retiro a pele em excesso com a cirurgia de Mastopexia?”
Esta dúvida é comum e acomete muitas mulheres após o período da gestação. Gosto de esclarecer que a variação do grau de queda das mamas é o fator que vai definir se vamos partir apenas para a colocação da prótese de silicone ou será necessária outra abordagem.
Quando se trata de uma queda leve, onde a mulher apresenta uma flacidez, mas se trata de uma flacidez leve, é possível resolver a estética das mamas apenas com a colocação de próteses de silicone, geralmente com um perfil mais alto que conseguirá oferecer maior sustentação, elevação da mama, e também a correção da queda e do aspecto de flacidez.
Já nos casos de queda moderada e de queda mais intensa da mama (e isso o cirurgião vai observar essas características em uma consulta), a paciente se torna uma candidata a cirurgia de Mastopexia que, por sua vez, também tem variações.
Em casos de queda moderada das mamas, a Mastopexia se inicia retirando pele ao redor da aréola. E, quando a queda é maior, o mais indicado seria a Mastopexia com cicatriz em “T” invertido, onde pode haver uma cicatriz maior para a paciente.
Por isso, o recomendado após a gestação – e logicamente, após o período de amamentação – é que a paciente procure se consultar com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Desta forma, é possível conversar, tirar as dúvidas e verificar qual tipo de abordagem é a mais indicada para o caso.
Vídeo relacionado: https://bit.ly/2wD8vrK