Abdominoplastia é o procedimento certo para mim?
A Abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e recuperar a firmeza dos músculos da região abdominal. Esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região, pois há a remoção de pele.
A abdominoplastia não pode ser considerada como um tratamento à obesidade ou uma alternativa para substituir uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Candidatos à abdominoplastia devem ser saudáveis e relativamente em forma, tanto mulheres, quanto homens.
Tipos de abdominoplastia
Além da abdominoplastia comum, existe a miniabdominoplastia, que tem uma extensão menor e por isso recebe este nome. Ela retira acúmulos de gordura e pele apenas da região inferior da barriga, resultando em uma cicatriz menor. Tanto a abdominoplastia quanto a miniabdominoplastia podem ser associadas à lipoaspiração para melhores resultados e para um melhor contorno corporal.
O problema do “Estômago alto”
O problema do “estômago alto” é comum no consultório entre os relatos dos pacientes. Costumo ouvir “Dr. Eduardo, minha amiga fez Abdominoplastia, mas ficou com o estômago alto. A parte de cima da barriga ficou alta. Como evitar isso?”.
Esse tipo de caso que apresenta certa gordura na região posterior do abdômen pode ser interessante para fazer uma associação entre retirar a pele e fazer uma Lipoaspiração, procedimento chamado de LipoAbdominoplastia. Resumindo, não tem nada a ver com o “estômago estar alto”. Geralmente, é uma gordura residual que ficou acima do estômago, que é o que fica na Abdominoplastia (do umbigo para cima).
Por isso, cada caso precisa ser minuciosamente avaliado, conversado com o cirurgião plástico.
Recuperação
A recuperação também precisa ser analisada para ver o que mais se encaixa com a rotina do paciente. Geralmente, uma cirurgia do abdômen clássica a recuperação fica entre 2 a 3 semanas para atividades leves e em torno de 2 meses para voltar a academia e molhar forte o abdômen. Isso precisa ser respeito, pois o sucesso da cirurgia depende muito de um bom período de recuperação.