O dilema: Acima ou abaixo do músculo peitoral?
Anos atrás era moda colocar os implantes abaixo do músculo peitoral, principalmente para esconder deformidades dos implantes que poderiam surgir a longo prazo. Hoje, as próteses têm uma qualidade muito maior, sendo raro acontecer qualquer deformação. A escolha se tornou muito mais relacionada a questão estética do formato das mamas do que a fatores ligados a necessidade ou moda.
Atualmente, Atualmente, ainda existe uma indicação precisa para se colocar os implantes abaixo do músculo peitoral. Estes casos se referem a mulheres muito magras com praticamente zero de volume original de mamas. Em tais situações os implantes podem ficar com as bordas muito marcadas (efeito bola), e com um aspecto extremamente artificial caso se coloque acima do músculo. Ao utilizar a técnica de colocação da prótese abaixo do músculo peitoral é possível deixar os contornos das mamas mais discretos.
Nesse sentido, a grande vantagem da colocação dos implantes abaixo do músculo se encontra em fornecer maior naturalidade ao formato, deixando as mamas mais separadas (devido a ação dos músculos) e com o colo mais chapado (pressão do músculo sobre a porção superior e colo), além de desenhar contornos suaves.
É importante destacar que o músculo peitoral cobre apenas a porção superior e do colo das mamas, ficando a parte inferior sem cobertura. Por isso é um mito a ideia de que o resultado de próteses abaixo do músculo poderia ter maior durabilidade devido ao músculo segurar os implantes.