Lipoaspiração das coxas
A lipoaspiração, também conhecida como lipoplastia, é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica. Em geral, desenvolvem-se depósitos de gordura em diversas regiões do organismo, regiões de acúmulo persistente mesmo após rotina de exercícios físicos e dietas adequadas, contribuindo para a aparência desproporcional do contorno.
A lipoaspiração atua removendo o excesso de tecido adiposo, com retorno do contorno e criando aparência mais emagrecida. Desta forma, a lipoaspiração pode ser realizada isoladamente, ou em associação a outros procedimentos para redução do abdome. A lipoaspiração não é um tratamento eficaz para celulite ou obesidade. Indivíduos submetidos à lipoaspiração devem ser saudáveis e relativamente magros, com pele firme, elástica e bom tônus muscular, e apenas 30% acima de seu peso ideal.
Preparo Cirúrgico e Incisão
O procedimento de lipoaspiração pode durar de 1 a 5 horas dependendo da extensão e técnica empregada. Antes de iniciar a lipoaspiração, a área tratada deve ser limpa e anestesiada. Dependendo da complexidade do procedimento e da quantidade de gordura a ser removida, usamos anestesia geral ou local associada à sedação EVA.
Após sedação, o cirurgião realiza uma incisão simples ou múltiplas incisões ao longo da face interna da coxa, face externa ou quadris. Entretanto, o cirurgião pode fazer a incisão em locais alternativos, dependendo do procedimento. As cicatrizes são escondidas nos contornos do corpo.
Lipoaspiração de Coxas
O cirurgião insere a cânula de lipoaspiração na camada de gordura abaixo da pele. Fazendo um movimento de vai e vem, soltando e separando a gordura na região. A sucção é feita com um aspirador cirúrgico conectado no lado oposto da cânula, a fim de remover a gordura. Em alguns casos, a gordura pode ser removida manualmente com seringa conectada à cânula. Após procedimento as incisões são fechadas com sutura, embora algumas incisões são tão pequenas que cicatrizam sem pontos.
Recuperação da Lipoaspiração de Coxas
Pode haver dor, aumento de volume, e pequenos ferimentos após o procedimento.
O médico pode sugerir o uso de malhas ou roupas compressivas por 2 a 6 semanas, parte importante do processo de recuperação. Por malhas de compressão entendem- se vestimentas justas que mantém os tecidos juntos, ao mesmo tempo confortáveis e que auxiliam no processo de cicatrização. As malhas de compressão controlam o edema prevenindo o acúmulo de líquido na área tratada e também auxiliam a pele a assumir seu novo contorno.